Facebook desativa função para achar amigos mais próximos com o celular


Novo recurso do Facebook permite encontrar amigos baseado na localização deles (Foto: Divulgação)
Recurso do Facebook que permitia encontrar amigos
de acordo com a localização deles (Foto: Divulgação)



O Facebook desativou a função "Find Friends Nearby" (encontre amigos por perto, em tradução) que, como o nome diz, permitia encontrar amigos que estão próximos dos usuários usando os serviços de localização do aparelho, segundo o Cnet. A ferramenta, que ainda não havia sido lançada oficialmente, estava sendo disponibilizada para alguns usuários de Android, iOS ou que usam a rede social pelo navegador do smartphone.
De acordo com a Cnet, a função causou controvérsia, já que uma companhia chamada Friendthem disse que o Facebook estava roubando sua ideia. O CEO da Friendthem estaria, também, pensando em entrar com uma ação judicial contra a rede social.
O recurso, que começou a aparecer nos celulares recentemente, permitia, por exemplo, que quando o usuário encontrasse um João Silva na rua, adicionasse ele à lista de amigos sem ter que passar por diversos outros indivíduos de mesmo nome, usando sua última localização. O projeto foi apresentado durante um evento "Hackathon" realizado pela rede social.
A novidade apareceu dois meses depois de o Facebook ter adquirido a rede social baseada em localização Glancee. Foi também uma tentativa do site de aumentar seu número de usuários ao levar a rede social para onde eles estiverem e, assim, aumentar o retorno financeiro baseado em anúncios para as plataformas móveis.

 Do G1, em São Paulo

Comentários