Juíza decide impedir vendas do Galaxy Tab 10.1 nos Estados Unidos

copia o iPad (Foto: Jo Yong-Hak/Reuters)
A Samsung será impedida de vender seu tablet Galaxy Tab 10.1 nos Estados Unidos. A decisão foi tomada pela juíza Lucy Koh, da Califórnia, em um processo movido pela Apple por quebra de patentes.
A medida representa uma vitória significativa para a Apple no Mercado de tablets tendo em vista que o Galaxy tad, que roda o Sistema Android, do Google, é considerado por muitos especialistas da indústria como o principal concorrente do iPad. A Microsoft anunciou, na semana passada, sua chegada ao segmento com o Surface e o Google também se prepara para lançar um dispositivo próprio.
A juíza havia negado o pedido da Apple, anteriormente, sobre a venda de portáteis da Samsung. No entanto uma corte federal de apelação instruiu Koh a reconsiderar sua decisão sobre o processo envolvendo os tablets.

"Embora a Samsung tenha o direito de competir, não tem o direito de concorrer de forma desleal, inundando o mercado com produtos que infringem a lei”, escreveu Koh a terça-feira. A juíza acrescentou que a decisão entra em prática assim que a Apple concordar em pagar uma fiança de US$ 2,6 bilhões como proteção contra danos sofridos pela Samsung caso a decisão seja revogada, posteriormente.
A Samsung vai recorrer da decisão de Koh junto a um tribunal federal de apelações em Washington, D.C., que tem competência exclusiva sobre disputas de propriedade intelectual.

"A Apple buscou uma decisão preliminar sobre do Galaxy Samsung Tab 10.1, baseada em uma patente de design única que envolve apenas um aspecto da concepção geral do produto", disse a Samsung em comunicado. "Se a Apple continuar a fazer reivindicações legais com base em uma patente genérica de design, a inovação e o progresso da indústria podem ser restringidos."
A Apple tem travado uma guerra internacional de patentes desde 2010 com o objetivo de limitar o crescimento do sistema Android, do Google, a plataforma operacional mais vendida no mundo. Uma liminar decisiva em um desses processos, nos Estados Unidos pode fortalecer a Apple em negociações de licenciamento cruzado, onde as empresas concordam em deixar que outras usem suas tecnologias patenteadas.
A empresa sul-coreana disse que iria tomar as medidas legais necessárias, e que não espera que a decisão tenha um impacto significativo sobre seus negócios, já que tem uma ampla gama de produtos.
A porta-voz da Apple, Kristin Huguet, reiterou uma declaração anterior da empresa, dizendo que a "cópia descarada" da Samsung é errada.

A Samsung, que conta com diferentes modelos de tablets, com telas de 7 a 10,1 polegadas (17,8 a 25,7 cm), lançou o Galaxy Tab 10.1 em junho do ano passado e apresentou uma versão atualizada, o modelo Galaxy Tab 10.1 II, em maio.

 Da Reuters

Comentários