Dois clássicos animados entrarão em moratória

Entra e sai ano, a novela se repete: novos clássicos chegam, enquanto outros são retirados do mercado, seguindo as ordens de moratória estabelecidas pela Walt Disney Home Entertainment.
As vítimas da vez são “O Rei Leão” (1994) e “A Dama e o Vagabundo” (1955), relançados como parte da Coleção Diamante, no Brasil, em Setembro de 2011 e Janeiro de 2012, respectivamente.

 Segundo comunicado da empresa, as animações sairão das lojas – tanto físicas quanto virtuais – a partir de 30 de Abril, próxima terça-feira, para retornar ao temido cofre, restando apenas algumas edições nos estoques.




Tal procedimento não é recente e data de décadas atrás, quando o estúdio reexibia seus longas-metragens nos cinemas, após um certo período de tempo. Com o surgimento do VHS, na década de 1980, um método similar foi adotado; a cada sete anos novas edições de diversos filmes eram colocadas à venda por tempo limitado.
Com o avançar dos anos e a popularização de novas tecnologias, tais como DVD e Blu-ray, os clássicos passaram a ser disponibilizados com a melhor qualidade oferecida naquela época.

 A filial brasileira da Disney ainda se manifestou a respeito, portanto nenhuma data para o país foi oficializada, porém, devido à proximidade das datas de lançamento dos filmes entre os dois países, os mesmos não devem demorar a desaparecer das lojas nacionais – alguns sites, inclusive, já reportam o Blu-ray de “O Rei Leão” como indisponível.

Comentários