Austrália vai sacrificar cavalos selvagens no deserto do país

Cavalos selvagens mortos no Outback australiano (Foto: Central Land Council/AFP)
Cavalos selvagens mortos no Outback australiano (Foto: Central Land Council/AFP)
A Austrália começou nessa quarta-feira (22) o sacrifício de milhares de cavalos selvagens no Outback, região árida do interior do país. De acordo com as autoridades, os animais estão morrendo de fome e sede, o que é um problema ambiental, informou a televisão pública australiana.
Foi ordenada a evacuação de uma zona localizada 300 quilômetros ao sudeste da cidade de Alice Springs para iniciar o sacrifício que pode atingir 10 mil cavalos, de acordo com a rede ABC. Um porta-voz do conselho local, que representa os interesses dos aborígines e coordena a operação, não quis confirmar a informação à AFP.
O anúncio da operação, ocorrido no início do mês, desencadeou críticas de muitas organizações de ecologistas do país. As autoridades explicam que centenas de animas selvagens que habitam a região (cavalos, mas também burros e camelos) estão morrendo por falta de água e comida e que é necessário sacrifica-los por razões não só humanitárias, mas também ambientais. Isso porque os corpos dos animais mortos contaminam as fontes de água que abastecem outras espécies.
Cavalos sofrem de sede e fome no deserto australiano (Foto: Central Land Council/AFP)
Cavalos sofrem de sede e fome no deserto
australiano (Foto: Central Land Council/AFP)
Os animais serão sacrificados com disparos feitos de helicópteros e a operação, financiada pelo governo, será efetuada até junho, informou o conselho aborígine.
"Ninguém quer vê-los sofrer, muito menos os tradicionais donos da terra, que gostam muito dos cavalos, mas são conscientes das consequências terríveis de ter uma população descontrolada desses animais", disse o diretor do conselho local David Ross, no começo do mês.
Segundo Ross, o sacrifício executado a partir de helicópteros é a melhor opção porque os animais estão dispersos ao longo de milhares de quilômetros quadrados e não seria possível reuni-los em um matadouro.
Esses cavalos são descendentes da raça Waler e, quando a Austrália era uma colônia britânica, eram usados pelo exército do Reino Unido na Índia. Mais tarde, foram usados pelo exército australiano durante a Primeira Guerra Mundial.

Comentários