iPad: 8 apps para jornalistas

Por Guilherme Haas 
iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Reprodução/Journalism)

Jornalistas são uns dos profissionais que mais se beneficiam da variedade de aplicativos que pipocam na App Store, trazendo facilidades ao dia a dia de trabalho e permitindo que, cada vez mais, a realização de tarefas ocorre diretamente no tablet ou em outros dispositivos móveis.
As funções de um redator demandam a leitura e a produção de uma grande quantidade de textos. Para isto, há programas especiais para iPad que facilitam a organização das notícias, agregam conteúdos de diferentes canais e sites da internet, além de existirem poderosos editores para criar matérias, realizar entrevistas e fazer anotações.
Nesta lista, separamos 8 aplicativos que podem facilitar a vida de um jornalista. São 2 apps para leitura de notícias, 3 para produção de textos e notas, 2 editores de fotos e ainda 1 app especial, o único pago nesta seleção, para gravação de áudio em entrevistas e reuniões.

1. Flipboard

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

O formato de revista do Flipboard pode ser uma boa maneira de começar o seu dia de trabalho. Com o aplicativo, você pode reunir os canais de notícias mais importantes e selecionar as páginas da sua área de interesse.
Além de oferecer uma apresentação visual diferenciada para o conteúdo dos sites e permitir que você adicione as páginas que gosta de ler, o app é completamente integrado às redes sociais. Com ele, você pode acompanhar o que seus amigos e colegas estão lendo e compartilhar as manchetes mais importantes do dia.

2. Pocket

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outro excelente leitor que pode facilitar a rotina de um jornalista é o Pocket. O aplicativo facilita a organização dos conteúdos e apresenta as matérias de tal forma que privilegia a leitura. Com a ferramenta, você pode salvar artigos e vídeos para ler mais tarde, incluir tags e marcar textos favoritos.
O Pocket também sincroniza a conta entre diferentes dispositivos, assim você pode montar uma lista de leitura e acompanhar as notícias tanto no iPhone quanto no iPad.

3. Penultimate

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

O mais popular bloco de anotações para sistema iOS, o Penultimate permite que você crie cadernos e blocos de textos para incluir lembretes, marcar ideias e elaborar rascunhos de matérias.
O aplicativo é sincronizado com o Evernote e você pode ainda exportar seus documentos em formato PDF para compartilhar seus projetos com amigos e colegas de trabalho.

4. Dragon Dictation

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outra forma de fazer anotações, marcar lembretes e produzir textos rápidos é utilizar o programa Dragon Dictation. A grande diferença é que com esse aplicativo você não utiliza o teclado, mas sim a sua voz. O app reconhece a fala e transforma o discurso em texto escrito. É preciso uma boa pronúncia, mas com a prática você pode ganhar até cinco vezes mais velocidade na sua produção.

5. SoundNote

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

O único aplicativo pago desta seleção, SoundNote entra nesta lista por oferecer um serviço de grande utilidade a jornalistas. Com ele, você pode gravar entrevistas, palestras e reuniões em formato de áudio ao mesmo tempo em que pode fazer anotações em um bloco de notas. Dessa maneira, você não perde nenhum detalhe das conversas de trabalho e pode escutar e reutilizar as gravações da maneira que achar melhor.

6. Documentos 2

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Todo jornalista precisa de um bom editor de texto. A Apple oferece o excelente app Pages mediante compra, com ferramentas completas para criação de matérias. Para quem procura um programa gratuito, pode utilizar o Documentos 2.
Além de permitir a redação de documentos, planilhas e apresentações, o aplicativo funciona também como um ótimo gerenciador de arquivos dentro do seu dispositivo. O app se comunica com serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive e o Dropbox.

7. Snapseed

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Considerado um dos melhores aplicativos de edição de fotos, o Snapseed é perfeito para a correção de fotografias jornalísticas, ajustes de aspecto, formato e cores, além da aplicação de efeitos e inserção de bordas.
Um dos grandes atrativos deste editor é a poderosa ferramenta de correção automática, que aperfeiçoa a imagem e corrige defeitos com um só clique.

8. Photo Editor da Aviary

iPad: 8 apps para jornalistas
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outro excelente editor de fotos gratuito é o Photo Editor da Aviary. O aplicativo contém todas as ferramentas de ajustes mais utilizadas para quem precisa corrigir fotografias, criar realces, recortar ou mudar a coloração das imagens.
O app se destaca pela grande quantidade de filtros que você pode aplicar nas suas fotos, deixando suas matérias e artigos com um visual mais profissional.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ipad/43917-ipad-8-apps-para-jornalistas.htm#ixzz2dSxkxK99

Comentários