Estudo revela que canto de amor das rãs pode ser fatal por atrair predador


  Imagem mostra morcego se alimentando da rã  (Foto: Christian Ziegler/Divulgação)
Imagem mostra morcego se alimentando da rã
(Foto: Christian Ziegler/Divulgação)
O som emitido pelos machos das rãs-túngara para atrair as fêmeas vira seu pior inimigo, pois permite que os morcegos os localizem e cacem, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira (23), no Panamá, pelo Instituto Smithsoniano de Pesquisas Tropicais (STRI, na sigla em inglês).
Segundo o trabalho, as rãs-túngara macho chamam as fêmeas nos pântanos, onde vivem, reproduzindo um som que acaba se propagando pelas ondas criadas na água.
"Infelizmente para as rãs, seu principal predador, um morcego que se alimenta delas, também detecta as ondas, fazendo das rãs uma presa mais fácil", assegurou o STRI, com sede no Panamá.
O estudo garante que as rãs fêmea da espécie conhecida com o nome científico de Physalemus pustulosus são atraídas em grande número aos reservatórios d'água, de onde os machos as chamam noite após noite.
Mas estes chamados "também tornam mais fácil que os morcegos que se alimentam de rãs, que os Trachops cirrhosus, encontrem suas presas", segundo um comunicado.
"É comparável ao uso da leitura labial", comentou Wouter Halfwerk, da Universidade de Leiden, um dos autores do estudo, publicado na revista "Science", junto com o STRI, a Universidade do Texas e a Universidade de Salisbury.
"Quando um morcego voa perto, a primeira linha de defesa da rã é parar de chamar", comentou Rachel Page, cientista do STRI. "Mas as ondas na água continuam durante alguns segundos, deixando efetivamente uma marca de detecção para o morcego que se aproxima", acrescentou.

Comentários