Cabo submarino entre Japão e EUA terá transmissões de 60 Tbps

Você já viu o mapa de cabos submarinos que ligam a internet mundial? Pois saiba que ele pode estar prestes a ganhar um novo item muito interessante, pois a Google e uma série de empresas asiáticas estão prestes a instalar uma rede submarina de alta velocidade no Pacífico. Isso faz parte do cabo que está sendo chamado de FASTER — “mais rápido”, em inglês.
Quando estiver totalmente instalado, no segundo trimestre de 2016, o cabo poderá transmitir uma quantidade gigantesca de dados: 60 terabits por segundo. Além de tornar mais veloz o acesso à internet para os asiáticos, o FASTER também trará diversas vantagens para os serviços de nuvens da Google e de uma série de empresas de telecomunicações que estão alocadas no Japão e na China.
Vale dizer que a distância entre a costa japonesa e o oeste dos Estados Unidos é bem grande e isso gera desafios econômicos de igual proporção. O investimento necessário para a instalação deste novo cabo é de US$ 300 milhões. Além da Google, também estão envolvidas no FASTER algumas empresas asiáticas, como China Mobile, China Telecom, Global Transit, KDDI e Signtel.
 
Fonte(s) VentureBeat

Comentários