Novo USB Type-C já está pronto para ser produzido

 

Mais de um ano atrás, o consórcio que administra os padrões de conexões USB anunciou que estaríamos prestes a receber uma atualização bem interessante nas atuais conexões USB 3.0. Trata-se de um novo modelo de conexão chamado de USB Type-C, com suporte para padrões USB 3.1 e com a promessa de acabar com a necessidade de múltiplos cabos para conexões entre portáteis e computadores.
O grande trunfo do novo padrão está nos conectores. Ele terá “encaixe reversível”, podendo ser ligado aos equipamentos em diferentes direções — algo que já acontece no Thunderbolt, mas que parecia bem distante dos conectores USB — e facilitando a ligação entre dispositivos. Tudo isso faz parte do USB Type-C, que terá plugs menores em relação aos USBs comuns, sendo mais parecido com o USB Micro-B (presente em smartphones Android).
Hoje, depois de um longo período de pesquisas, o mesmo consórcio mencionado anteriormente publicou uma nota oficial mostrando que o USB Type-C já está pronto para ser produzido. Agora é só questão de tempo até que as fabricantes de smartphones, tablets e computadores comecem a adotar os novos modelos. Será que finalmente teremos um cabo definitivo e único em nossos equipamentos?
Vale lembrar também que ele possui suporte para conexões USB 3.1, que trazem capacidades de transferência em até 10 Gbps — tornando o padrão um concorrente de peso ao Thunderbolt. Outra vantagem está na energia elétrica de alta potência, que pode fazer com que os cabos cedam mais energia aos equipamentos durante carregamentos, por exemplo.
 
Fonte(s)USB Support Group
 
 Link: http://www.tecmundo.com.br/usb-3-0/60407-novo-usb-type-c-pronto-produzido.htm

Comentários