Brasil é indicado ao Oscar de melhor animação com 'O menino e o mundo'


O filme "O menino e o mundo", do diretor Alê Abreu, foi indicado ao Oscar de melhor animação do ano. Essa é a primeira vez que o país disputa nesta categoria.
"Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação.

A animação brasileira narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores.
O filme é dirigido pelo cineasta paulista Alê Abreu, de 44 anos, que em 2007 estreou a animação "Garoto Cósmico". Ele também dirigiu os curtas "Espantalho" (1998) e "Passo" (2007). No vídeo abaixo, Abreu fala sobre a animação indicada ao Oscar.
"O menino e o mundo" conquistou, no ano passado, o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França, considerado o epicentro mundial do cinema de animação.

Do G1, em São Paulo

Comentários