Gatos de rua e selvagens matam um milhão de répteis por dia na Austrália, diz estudo

Por France Presse



Répteis retirados de estômago de um único gato. Hábitos alimentares de felinos têm causado impacto nas espécies de répteis. (Foto: John READ/University of Queensland/AFP )

Gatos de rua e selvagens (que não foram domesticados) matam mais de um milhão de répteis por dia na Austrália, e a sobrevivência de muitas espécies se vê ameaçada - aponta um estudo científico publicado na revista "Wildlife Research" nesta segunda-feira (25).


Os pesquisadores da Universidade Charles Darwin fizeram um estudo com base em mais de 10.000 amostras alimentares coletadas pelos cientistas em todo o país, seja das fezes, seja do conteúdo do estômago dos felinos.
"Em média, cada gato que vive em estado selvagem mata 225 répteis por ano", afirma o diretor do estudo, John Woinarski, acrescentando que esses felinos consomem mais desses animais na Austrália do que seus pares americanos, ou europeus.

"Alguns gatos comem quantidades astronômicas de répteis. Encontramos muitos exemplos de gatos que se enchem de lagartos, com um recorde de 40 lagartos diferentes no estômago de um único gato".


Comentários